Cemitérios

VÍDEO: em Dia de Finados, movimentação é grande nos cemitérios de Santa Maria

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário) 

O Dia de Finados é marcado por movimentação intensa desde cedo nos cemitérios de Santa Maria. Assim como nos dias que antecederam a data, as pessoas seguem a tradição de visitar os locais para limpar, organizar e levar flores aos túmulos.


O Cemitério Ecumênico, o maior da cidade, registrou alta procura durante a manhã. Na entrada, os servidores que atuam no local disponibilizam álcool em gel, um dos protocolos de saúde para evitar o contágio de Covid-19. Com as linhas de ônibus reforçadas desde cedo, muitas pessoas optaram para visitar os túmulos pela manhã e fugir do calorão. 

Silvana da Silva, 53 anos, disse que frequenta o cemitério a vida inteira. Seguindo os passos da mãe, ela costuma limpar túmulos para sustentar a família. Ela elogiou a organização do Ecumênico neste ano, disse que está melhor do que no ano passado, quando muitos túmulos foram alvo de vandalismo e de furtos, totalizando cerca de 500 queixas registradas após a Dia de Finados. 

- Nós não temos reclamação do interior, esse ano tem mais segurança e não tem danos em relação ao ano passado. A organização e a limpeza estão excelentes neste ano. 

Marineida Fernandes, professora aposentada, vive em Tupanciretã, mas visita o túmulo de familiares. Ela lembra que no ano passado, roubaram letras, molduras e placas de bronze. Segundo ela, até mesmo as flores colocadas na véspera já foram roubadas em outros anos, por isso agora optou por visitar o local na data mesmo. 

- Poderiam até pensar em cobrar uma taxa, mas deveriam fortalecer a segurança. A gente vê os cemitérios em geral sendo ato de furto, de vandalismo, e Santa Maria não é diferente. 

O mesmo aconteceu com a cirurgiã-dentista Maria Helena Moreira, que teve as informações do túmulo da família completamente destruídas. Ao todo, foram sete placas e molduras de bronze, levadas antes Dia de Finados de 2019.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Pedro Piegas (Diário) 
Ao total, foram sete placas roubadas do túmulo da família de Maria Helena

Dalgiza Jardim Fernandes, de 62 anos, também teve as letras do jazido da mãe e da família do cunhado roubados. Foi neste ano em que ela sentiu falta dos adornos. Hoje, ao visitar o cemitério, encontrou a foto do cunhado perdida pelo chão, e a lápide da mãe sem as flores e letras feitas em lata. Ela disse que vai esperar a situação "se normalizar" para repor.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Dalgiza, à esquerda, com a foto do cunhado encontrada. 

Recentemente, 50 câmeras de segurança foram instaladas no interior do cemitério e integram o cercamento eletrônico e a rede do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), como estratégia de prevenção a esse tipo de crime. As câmeras monitoram o local 24h por dia em pontos estratégicos, e funcionam desde o dia 2 de agosto. Os demais cemitérios funcionam normalmente, seguindo as regras de higienização, até às 18h do dia de hoje.

Em entrevista à Rádio CDN, o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa orienta que as pessoas que perceberem algum furto podem formalizar via Boletim de Ocorrência, ou registrar a ocorrência interna, diretamente no escritório do Cemitério Ecumênico, com documento de identificação.

- A gente faz uma ocorrência interna no cemitério mesmo, porque muitas pessoas não queriam ir na delegacia. Nesse momento, peço que especifiquem com os maiores detalhes possíveis quais peças foram levadas, porque muitas já foram encontradas pela Polícia. - explica o secretário

MARIAZINHA PENNA

style="width: 100%; float: right;" data-filename="retriever">Foto: Pedro Piegas (Diário)

Coberto de flores, o túmulo de Maria Zaira Cordova Penna reunia muitos devotos. A jovem que ficou conhecida como Mariazinha Penna, morreu no ano de 1953, aos 20 anos de idade, em decorrência de um câncer no fêmur. Durante os anos, seu túmulo acumula inúmeras placas de agradecimento pelas graças atendidas em nome da "Santa Milagrosa".

Uma das devotas é Eliana Costa Jacques, de 64 anos, que cresceu acompanhando a mãe ao cemitério para orar pela santa. Emocionada, Eliana relata que Mariazinha a acompanha em todos os momentos, emanando forças e saúde aos familiares.

- Foram muitas graças atendidas. Ela livra a gente dos perigos e até da morte. Quando eu fiquei viúva, se não fosse ela, eu não teria aguentado. Ela me dá forças para continuar a viver.

VOLTA O AGENDAMENTO 

A partir de quarta-feira, as visitas ao Cemitério Ecumênico volta a receber visitas mediante agendamento. Depois, a ideia da prefeitura é que a identificação seja feita no próprio cemitério. A identificação é feita como forma de precaução e segurança, para que, se necessário, a organização possa identificar as pessoas através das imagens de monitoramento.

A solicitação para entrada é feita através do telefone (55) 3223-1616 ou diretamente na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, localizada na Avenida Nossa Senhora Medianeira, número 179, próximo a Avenida Ângelo Bolsson. O serviço ocorre diariamente, das 7h30min às 12 e das 13 às 16h30min.

RELEMBRE 

  • O Cemitério Ecumênico foi fechado para visitação ainda em março de 2020, época em que começou as medidas preventivas do coronavírus. Na época, o acesso era somente para cerimônias de despedida das vítimas da Vovid-19.
  • No ano passado, o feriado de Finados foi marcado por uma grande surpresa: assim que reaberta à visitação, os visitantes se depararam com furtos e vandalismo nos túmulos e jazigos.
  • Durante os setes meses em que esteve com as portas trancadas, os túmulos foram visitados por ladrões em busca de argolas, placas, fotos, letreiros e de metais no geral para revender no mercado paralelo, além de depredações como quebra de vidros. Depois da data, cerca de 500 queixas foram formalizadas junto à prefeitura 
  • Ainda no ano passado, a Polícia Civil instaurou inquérito, e já identificou envolvidos em seis ou sete casos, segundo o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa.
  • Após o dia de Finados do ano passado, a prefeitura autorizou o retorno aos cemitérios em maio deste ano. Os seis cemitérios públicos de Santa Maria tiveram um fluxo tranquilo assim que foram liberados à população. A prefeitura também tem atuado na limpeza, manutenção e melhorias nos locais.
  • Desde então, as visitações ao Ecumênico só estão acontecendo por agendamento, tanto para um controle do fluxo por conta do vandalismo como para controle das aglomerações e a disseminação da Covid-19
  • Em julho deste ano, o Cemitério Ecumênico Municipal, recebeu a instalação de câmeras de segurança com o objetivo de acabar com os atos de vandalismo. O investimento foi em torno de R$ 14 mil por mês
  • Foram instaladas cerca de 50 câmeras de monitoramento que entraram em funcionamento em agosto. Os equipamentos estão interligados com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) com acompanhamento 24 horas por dia pela fiscalização municipal
  • O investimento possibilita imagens em full HD e câmeras com sensores infravermelhos, permitindo uma melhor visibilidade à noite. A vigilância do cemitério, assim que perceber qualquer movimento suspeito deve realizar um chamado pelo número 153 da Guarda Municipal, que encaminhará no momento uma viatura até o local

CEMITÉRIOS JARDIM DA SAUDADE, SÃO JOSÉ E SANTA RITA

No cemitério Jardim da Saudade, no bairro da Caturrita, havia bastante movimentação de carros no entorno durante a manhã. Dentro, o fluxo de visitantes era tranquilo, que realizavam limpezas e homenagens aos familiares.

Assim como em Camobi, nos Cemitérios Santa Rita e São José, concedidos à iniciativa privada. Conforme o diretor comercial do Grupo L. Formolo, Mateus Formolo, o cemitério havia se preparado para receber os cerca de 2mil visitantes desde a metade do mês de outubro.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Você ouve rádio de madrugada? Saiba quem é a voz da CDN a partir da meia-noite

Próximo

Confira a programação da Trezena Móvel em Santa Maria

Geral